sábado, 9 de março de 2013

CLASSE GRAMATICAL DAS PALAVRAS

CLASSE GRAMATICAL DAS PALAVRAS
1.       SUBSTANTIVO
2.      ARTIGO
3.      VERBO
4.      ADJETIVO
5.      ADVÉRBIO
6.      PRONOME
7.      PREPOSIÇÃO
8.      CONJUNÇÃO
9.      NUMERAL
10.   INTERJEIÇÃO

SUBSTANTIVO
SUBSTANTIVO - Os substantivos são palavras que usamos para nomear os seres e as coisas. Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.
Substantivo concreto – Dá nome às coisas reais, pessoas, animais e coisas. Ex.: João/ homem/ mesa/noite/leitura/matemática/gato
Substantivo abstrato - Quando tratam de estados e qualidades sentimentos e ações. Ex.: vida (estado), beleza  (qualidade),  felicidade (sentimento), esforço (ação).
Substantivo simples - Quando formados por um só radical. Ex.: flor/dia/tristeza/laranja/Maria
Substantivo composto - Quando possuem mais de um radical. Ex.: guarda-chuva/automóvel/ passatempo.
Substantivo primitivo - Quando não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Ex.: pedra/ porta/ferro/dia
Substantivo derivado - Quando deriva de outra palavra da língua portuguesa. Ex.: pedreiro/ porteiro/ferradura/diurno.
Substantivo comum - Quando se referem a seres da mesma espécie, sem especificá-los. Ex.: país/cidade/pessoa/mesa/escola/computador
Substantivo próprio - Quando se referem a seres, pessoas, entidades determinados. São escritos sempre com inicial maiúscula. Ex.: Brasil/Camaquã/José/Brastemp
Substantivos coletivos - Quando se referem a um conjunto de seres da mesma espécie. Ex.: cardume(peixes)/ biblioteca(livros)/ quadrilha (bandidos)

Flexão de Gênero dos Substantivos
Masculino - Quando podem ser precedidos dos artigos o ou os.
Feminino - Quando podem ser precedidos dos artigos a ou as.
Epiceno -Quando um só gênero se refere a animais macho e fêmea. Ex.: jacaré (macho ou fêmea)
Sobrecomuns - Quando um só gênero se refere a homem ou mulher. Ex.: a criança (tanto menino quanto menina), mantendo o artigo para qualquer dos gêneros.
Comum de dois gêneros – Só muda o artigo.
Ex.: o dentista/ a dentista
Flexão de grau
Grau é a propriedade que as palavras têm de exprimir as variações de tamanho dos seres.
Os substantivos podem variar entre aumentativo e diminutivo. E são formados através de dois processos:
sintético – acrescenta-se um sufixo ao grau normal.
cachorro + -inho = cachorrinho
cachorro + -ão = cachorrão

analítico – ao substantivo é acrescentada uma outra palavra, geralmente adjetivo, que dá a mesma ideia do sufixo.
urso + grande = urso grande;
urso + pequeno = urso pequeno.

Há três tipos de grau:
Grau Aumentativo – Indica o aumento do tamanho do ser.
boca/bocarra;
muro/muralha;
pedra/pedrona;
Grau Diminutivo – Indica a diminuição do tamanho do ser.
gato/gatinho;
mesa/mesinha

Grau NeutroIndica um ser de tamanho considerado natural.
Rocha/papel/lápis/sapo

Pode acontecer também de a variação de grau ser utilizada como uma forma de ironia ou para expressar algum tipo de afetividade.
Ex:
Nossa que carrão! (o carro não é grande, expressa a admiração do interlocutor)
É, eu também tenho um carrinho… (nesse caso, desvaloriza ou menospreza o carro)
Ah, que emoção! Minha filhinha vai casar! (sentimento de carinho, afeição)

Flexão de número – singular e plural
Substantivos simples –

Ø  Nos substantivos terminados em al, el, ol, ul, troca-se o “l” por “is”: Ex.:

jornaljornais
papelpapeis
barrilbarris
anzolanzois
azulazuis


Ø  Os substantivos terminados em “r” e “z” são acrescidos de “es” para o plural: Ex.:
florflores
raizraízes


Ø  Caso o substantivo terminado em “s” seja paroxítono ou proparoxítono, o plural será invariável. Caso seja oxítono, acrescenta-se “es”: Ex.:
ônibusônibus
lápisLápis
paísPaíses

Ø  Os substantivos terminados em “n” formam o plural em “es” ou “s”: Ex.:
abdômenabdômenes
pólenpólens

Ø  Os substantivos terminados em “m” formam o plural em “ens”: Ex.:
armazémarmazens
viagemviagens

Ø  Os substantivos terminados em “x” são invariáveis no plural:  Ex.:
tóraxtórax
xéroxxérox

Os substantivos terminados em “ão” têm três variações para o plural: “ões”, “ães” e “ãos”:
Ex.:
eleiçãoeleições
pãopães
cidadãocidadãos

Substantivos Compostos

Ø  Se os elementos são ligados por preposição, só o primeiro varia: Ex.:
Mulas-sem-cabeça
Pés-de-moleque

Ø  Também varia apenas o primeiro elemento caso o segundo termo indique finalidade ou semelhança deste: Ex.:
Navios-escola
Canetas-tinteiro

Ø  Varia somente o primeiro elemento quando:
Adjetivo+adjetivoLuso-brasileiros
A primeira palavra é invariávelGuarda-roupas
Verbo+substantivoArranha-ceus
Palavras repetidasQuero-queros
Nome de oraçõesAve-Marias/pai-nossos
OnomatopeiasTique-taques

Ø  Flexiona-se os dois elementos quando há as seguintes composições:
Substantivo + substantivoCirurgiões-dentistas
Substantivo+adjetivoGuardas noturnos
Adjetivo+substantivoLivres-pensadores
Numeral+substantivoQuintas-feiras

ARTIGO

O Artigo é um amigo inseparável do substantivo.
Sempre que aparecer um artigo, a palavra seguinte é um substantivo.
Os artigos são:
O Definido, masculino, singular
A Definido, feminino, singular
OS Definido, masculino, plural
AS Definido, feminino, singular
UM Indefinido, masculino, singular
UMA Indefinido, feminino, singular
UNS Indefinido, masculino, plural
UMAS Indefinido, feminino, plural

CONJUGAÇÃO VERBAL

BASE PARA VERBOS REGULARES – 1ª CONJUGAÇÃO – TERMINADOS EM “AR”
INFINITIVO: Andar
GERÚNDIO: Andando
PARTICÍPIO: Andado

MODO INDICATIVO
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE- PEREFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
Eu ando
Tu andas
Ele anda
Nós andamos
Vós andais
Eles andam
Eu andei
Tu andaste
Ele andou
Nós andamos
Vós andastes
Eles andaram
Eu andava
Tu andavas
Ele andava
Nós andávamos
Vós andáveis
Eles andavam
Eu andara
Tu andaras
Ele andara
Nós andáramos
Vós andareis
Eles andaram
Eu andarei
Tu andarás
Ele andará
Nós andaremos
Vós andareis
Eles andarão
Eu andaria
Tu andarias
Ele andaria
Nós andaríamos
Vós andaríeis
Eles andariam

MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
Que eu ande
Que tu andes
Que ele ande
Que nós andemos
Que vós andeis
Que eles andem
Se eu andasse
Se tu andasses
Se ele andasse
Se nós andássemos
Se vós andásseis
Se eles andassem
Quando eu andar
Quando tu andares
Quando ele andar
Quando nós andarmos
Quando vós andardes
Quando eles andarem

MODO IMPERATIVO                                                                                             
AFIRMATIVO
NEGATIVO
Anda tu
Anda ele
Andemos nós
Andai vós
Andem eles
Não andes tu
Não ande ele
Não andemos nós
Não andeis vós
Não andem eles

BASE PARA VERBOS REGULARES – 2ª CONJUGAÇÃO – TERMINADOS EM “ER”
INFINITIVO: Correr
GERÚNDIO: Correndo
PARTICÍPIO: Corrido

MODO INDICATIVO
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE- PEREFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
Eu corro
Tu corres
Ele corre
Nós corremos
Vós correis
Eles correm
Eu corri
Tu correste
Ele correu
Nós corremos
Vós correstes
Eles correram
Eu corria
Tu corrias
Ele corria
Nós corríamos
Vós corríeis
Eles corriam
Eu correra
Tu correras
Ele correra
Nós corrêramos
Vós corrêreis
Eles correram
Eu correrei
Tu correrás
Ele correrá
Nós correremos
Vós correreis
Eles correrão
Eu correria
Tu correrias
Ele correria
Nós correríamos
Vós correríeis
Eles correriam

MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
Que eu corra
Que tu corras
Que ele corra
Que nós corramos
Que vós corrais
Que eles corram
Se eu corresse
Se tu corresses
Se ele corresse
Se nós corrêssemos
Se vós corrêsseis
Se eles corressem
Quando eu correr
Quando tu correres
Quando ele correr
Quando nós corrermos
Quando vós correrdes
Quando eles correrem

MODO IMPERATIVO                                                                                             
AFIRMATIVO
NEGATIVO
Corre tu
Corra ele
Corramos nós
Correi vós
Corram eles
Não corras tu
Não corra ele
Não corramos nós
Não corrais  vós
Não corram eles

BASE PARA VERBOS REGULARES – 3ª CONJUGAÇÃO – TERMINADOS EM “IR”
INFINITIVO: Partir
GERÚNDIO: Partindo
PARTICÍPIO: Partido

MODO INDICATIVO
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE- PEREFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
Eu parto
Tu partes
Ele parte
Nós partimos
Vós partis
Eles partem
Eu parti
Tu partiste
Ele partiu
Nós partimos
Vós partistes
Eles partiram
Eu partia
Tu partias
Ele partia
Nós partíamos
Vós partíeis
Eles partiam
Eu partira
Tu partiras
Ele partira
Nós partíramos
Vós partíreis
Eles partiram
Eu partirei
Tu partirás
Ele partirá
Nós partiremos
Vós partireis
Eles partirão
Eu partiria
Tu partirias
Ele partiria
Nós partiríamos
Vós partiríeis
Eles partiriam

MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
Que eu parta
Que tu partas
Que ele parta
Que nós partamos
Que vós partais
Que eles partam
Se eu partisse
Se tu partisses
Se ele partisse
Se nós partíssemos
Se vós partísseis
Se eles partissem
Quando eu partir
Quando tu partires
Quando ele partir
Quando nós partirmos
Quando vós partirdes
Quando eles partirem

MODO IMPERATIVO                                                                                             
AFIRMATIVO
NEGATIVO
Parte tu
Parte ele
Partamos nós
Parti vós
Partam eles
Não partas tu
Não parta ele
Não partamos nós
Não partais  vós
Não partam eles

VERBOS

VERBOS REGULARES – São conjugados conforme a base comum.
Radical + terminação padrão.
Ex. andar (radical – and) e cantar (radical – cant)

Eu ando
Tu andas
Ele anda
Nós andamos
Vós andais
Eles andam

Eu canto
Tu cantas
Ele canta
Nós cantamos
Vós canais
Eles cantam

VERBOS IRREGULARES -  Não podem ser conjugados em todas as suas flexões pela base comum.

ESTAR
Estou/estive
DAR
Dou/dás/dão
CABER
Caibo/coube
CRER
Creio/creem
DIZER
Digo/disseram
FAZER
Faço/fizera
LER
Leio/leem
PERDER
Perco/
PODER
Posso/pudera
QUERER
Quis/
SABER
Sei/saiba/soubera
TRAZER
Trago/trouxeres
VALER
Valho/valha
VER
Vejo/vi
MEDIR
Meço/meças
OUVIR
Ouço/ouças
PEDIR
Peço/peças
IR
Vou/vás
VIR
Venho/
FERIR
Firo/
RIR
Rio/ris
Terminados em  “EAR”
Passear → passeio
Terminados em  “IAR”
Criar → crio

VERBOS ANÔMALOS – Tem mais de um radical

IR
Ides/fui/vou/
SER
Sou/és/fui

VERBOS DEFECTIVOS – Não têm conjugação completa. Não podem ser conjugados em determinados modo, tempo ou pessoa.

Ex.: CHOVER/NEVAR/TROVEJAR/RELAMPEJAR/VENTAR são impessoais.
Não podem ser conjugados na primeira pessoa (Eu trovejo/Nós chovemos).
FALIR/ABOLIR/COLORIR – Não são conjugados na primeira pessoa do indicativo por eufonia (som desagradável). Eu abolo/eu coloro

ADJETIVO

Adjetivos são palavras que caracterizam o substantivo atribuindo-lhes qualidades, estados, aparência, etc.
Adjetivos simples Quando tem apenas um radical: escuro, bonito, alegre
Adjetivos compostos Formados por dois ou mais radicais: amarelo-claro, azul-escuro
Primitivos Quando não derivam de outra palavra da Língua Portuguesa: bom/feliz
Derivados Quando são derivados de substantivos ou verbos: bondoso/amável
Adjetivos pátrios Referem-se à origem ou nacionalidade: brasileiro/paulista/nordestino

Flexão de Gênero
Biformes Flexionam para concordar com o substantivo: menino bonito/menina bonita
Uniformes Quando uma única forma é usada para concordar com o substantivo: menino sapeca/menina sapeca

Flexão de Número
Flexionam para concordar com o substantivo a que está se referindo: Pessoas felizes

Flexão de Grau
Comparativo de igualdade Maria é tão bela quanto eu.
Comparativo de superioridade Maria é mais bela do que as outras.
Comparativo de inferioridade Maria é menos bela do que eu.

Superlativo absoluto analítico Maria é muito bela.
Superlativo absoluto sintético Maria é belíssima.

Superlativo relativo de superioridade analítico Maria é a mais bela de todas.
Superlativo relativo de superioridade sintético Maria é a maior de todas.
Superlativo relativo de inferioridade Maria é a menos bela de todas nós.

Locução Adjetiva
Formação com um duas palavras que podem ser uma preposição e um substantivo, ou uma preposição e um advérbio. As duas juntas equivalem a um adjetivo.


Locução adjetiva
Adjetivo
Homem sem piedade
Homem impiedoso
Pessoa com deficiência de audição
Pessoa com deficiência ótica
Amor de mãe
Amor maternal

PRONOMES

1 - PRONOMES PESSOAIS
PRONOMES PESSOAIS
Número
Pessoa
Retos
Oblíquos
Átonos (usados sem preposição)
Tônicos (usados com preposição)
Singular
Eu
me
mim, comigo
Tu
te
ti, contigo
Ele/ela
o, a, lhe, se
si, ela, ele, consigo
Plural
Nós
nos
nós, conosco
Vós
vos
vós, convosco
Eles/elas
os, as, lhes, se
si, eles, elas, consigo

COLOCAÇÃO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS
me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes
PRÓCLISE – Antes do verbo Não me perguntes onde fica o Alegrete.
MESÓCLISE –No meio do verbo Perguntar-lhe-ia onde fica o Alegrete
ÈNCLISE – Depois do verbo. Podes perguntar-me onde fica o Alegrete

PRÓCLISE - Ocorre PRÓCLISE quando há uma palavra que atraia o pronome.
Ø  Palavras e expressões negativas
NÃO
A cavalo dado não se olham os dentes.
JAMAIS
Jamais te contaria meus segredos.
NUNCA
Nunca mais os visitaremos, depois desta desfeita.

Ø  Advérbios e locuções adverbiais

Sempre me lembrarei desta música
Advérbio de tempo
Os súditos solenemente se curvaram ao Rei.
Advérbio de modo
Muito se aprende estudando pela manhã.
Advérbio de intensidade
De muito longe se ouvia o rufar dos tambores
Locução adverbial de lugar
Aqui se faz, aqui se paga
Advérbio de lugar

Ø  Expressões exclamativas
Quem me dera estar perto nesta hora!
Que Deus o acompanhe!
Vá para o Diabo que te carregue!

Ø  Orações interrogativas
Onde te escondeste na hora difícil?
Quem se retirou antecipadamente da sessão?
Por que me miras se não me sacas para bailar?

Ø  Pronomes indefinidos ou demonstrativos neutros
NADA
Vindo de baixo, nada me atinge.
TUDO
Tudo me parece tão vago.
ISTO
Isto lhes causa muita dor de cabeça.
AQUILO
Aquilo o deixou com medo.


Ø  Pronomes relativos
QUE
É na necessidade que se conhece o amigo.

Ø  Entre a preposição EM e o verbo no gerúndio
Em se tratando de religião, aceito tudo.


MESÓCLISE ocorre somente com os verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito
Eu dar-te-ei o céu, meu bem, e o meu amor também.
Falar-te-ia se soubesse que guardarias segredo.

ÊNCLISE nos demais casos.
Lembrai-vos, ó Pai,  da vossa Igreja.
Roupa suja lava-se em casa.
Finge-se de morto para ganhar sapato novo.

Observação: Em formas verbais terminadas em R, S, ou Z, usamos “lo, la, los, las” em substituição a “o, a, os e as”
Tomates, costumamos comê-los todos os dias. (Comer eles)
Buscamo-la se for necessário. (Buscamos ela)
O bolo, mamãe fê-lo com carinho. (fez ele)

Dicas:
1.       Jamais comece uma frase com pronome oblíquo.
2.      Próclise com motivo, Ênclise sem motivo.
3.      Verbos que exigem  preposição use “lhe”, sem preposição use “lo”
  Oferecer a ela Oferecer-lhe
  Representar ela Representá-la

Exercícios:
Marque a alternativa em que a pronome oblíquo está corretamente colocado.

a- (   ) Depois que eles se retirarem, venha até minha casa.
b- (   ) Me dá aqui um dos seus belos palpites.
c- (   ) Quando age-se com honestidade, tudo dá certo.
d- (   ) Alguém importante trouxe-lhe aquele livro.
e- (   ) Encontrarei-te no colégio amanhã.
Reescreva as frases com a devida colocação do pronome oblíquo.
O estoque já tinha esgotado. (se)

Nada sabe a respeito da notícia. (se)

Prestarei contas. (lhe)

Não diga asneiras. (lhes)

Garantirei o seu futuro. (lhe)

Basta viver trinta anos. (me)

Contentou-se em ver. (os)

Diga que compareçam. (lhes)

Ninguém convidou. (nos)

Há pessoas que prezam. (se)

Jamais contaria a história toda. (me)

Sentiria embaraçado. (se)


2 - PRONOMES DE TRATAMENTO
Pronome de Tratamento
Abreviatura no Singular
Abreviatura no Plural
Usos
Você
V.
VV.
Usado para um tratamento mais informal. Em algumas regiões é substituído pelo “tu”
Senhor, Senhora
Sr., Sr.ª
Srs., Srª.s
Usado quando falamos com pessoas com as quais não temos intimidade
Vossa Senhoria
V. S.ª
V. Sª.s
Pouco utilizado atualmente; para quando nos dirigimos à autoridades em geral, como diretores, chefes, vereadores, secretários, etc.
Vossa Excelência
V. Ex.ª
V. Ex.ªs
Usado para referenciar autoridades mais altas, como Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores, Deputados, etc.
Vossa Eminência
V. Em.ª
V. Em.ªs
Usados para falarmos com Cardeais
Vossa Alteza
V. A.
V V. A A.
Para nos referirmos a Príncipes e Princesas, Duques
Vossa Santidade
V.S.
            -
Para o Papa
Vossa Reverendíssima
V. Rev.mª
V. Rev.mªs
Bispos e Sacerdotes
Vossa Paternidade
V. P.
VV. PP.
Superiores de Ordens Religiosas.
Vossa Magnificência
V. Mag.ª
V. Mag.ªs
Reitores de Universidades
Vossa Majestade
V. M.
V V. M M.
Reis e Rainhas.

Falando com a pessoa, use Vossa Senhoria/Vossa Excelência/Vossa Eminência
Falando da pessoa, use Sua Senhoria/Sua Excelência/Sua Eminência
Ex.: Se Vossa Excelência declinar da palavra não contará mais com meu voto.
        Sua Santidade o Papa Bento XVI renunciou ao pontificado.

3 - PRONOMES POSSESSIVOS
PRONOMES POSSESSIVOS são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas do discurso.
PRONOMES POSSESSIVOS
Singular
Plural
Número
Pessoa
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
Singular
Meu
minha
meus
minhas
Teu
Tua
teus
Tuas
Seu
sua
seus
Suas
Plural
Nosso
nossa
nossos
Nossas
Vosso
vossa
Vossos
vossas
seu
sua
seus
Suas

4 - PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Perto de quem fala Esta, esta, isto, estes, estas
Longe de quem fala e perto de quem ouve Esse, essa, isso, esses, essas
Longe de quem fala e de quem ouve Aquele, aquela, aquilo, aqueles, aquelas

Ø  Pronome Demonstrativo adjetivo – Assume uma posição de qualificação (adjetivo)
Ex.: A minha bicicleta. (Mais importante que a posse, é a identificação de qual bicicleta.)
Ø  Pronome demonstrativo substantivo. Assume uma posição de substantivo.
Ex.: O meu é mais bonito que o seu. (Se estão antecedidos por artigo, são substantivos.)

5 - PRONOMES INTERROGATIVOS
São usados na formulação de perguntas.
Que, quem, qual, quais, quanto, quantos,

6 - PRONOMES INDEFINIDOS
Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico.
VARÍAVEIS
INVARIÁVEIS
Algum/alguns/alguma/algumas
Alguém
Nenhum/nenhuma
Ninguém
Todo/toda/todos/todas
Tudo
Outro/outra/outros/outras
Outrem
Muito/muita/muitos/muitas
Nada
Pouco/pouca/poucos/poucas
Cada
Certo/certa/certos/certas
Algo
Vários/várias

Tantos/tantas

Quanto/quanta/quantos/quantas

Qualquer/quaisquer


7- PRONOMES RELATIVOS
Substituem substantivos existentes na primeira oração, estabelecendo relação entre as duas orações. Se estabelecem relação, são relativos.
Os pronomes relativos são: que, quem, o qual (os quais, a qual, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quantas, quantos, quanta) e cujo (cuja, cujas, cujos) e podem ser precedidos ou não por preposições.
Ex.: A casa onde moro é muito antiga.
A pessoa a quem entreguei os documentos é a recepcionista.
Nós conhecemos o professor. O professor morreu./Nós conhecemos o professor que morreu.

ADVÉRBIO

Definição: palavra invariável que modifica essencialmente o verbo, exprimindo uma circunstância.
Ø  Dica: Se é invariável, não vai para o plural, nem para o feminino, nem para o aumentativo. Isto é, não flexiona.
Advérbio modificando um verbo ,ou um adjetivo.
Ocorre quando o advérbio modifica um verbo ou um adjetivo acrescentando a eles uma circunstância. Por circunstância entende-se qualquer particularidade que determina um fato, ampliando a informação nele contida. Ex.: Antônio construiu seu arraial popular ali/ Estradas tão ruins.
Advérbio modificando outro advérbio.
Ocorre quando o advérbio modifica um adjetivo ou outro advérbio, geralmente intensificando o significado. Ex.: Grande parte da população adulta lê muito mal.
Advérbio modificando uma oração inteira.
Ocorre quando o advérbio está modificando o grupo formado por todos os outros elementos da oração, indicando uma circunstância. Ex.:Lamentavelmente o Brasil ainda tem 19 milhões de analfabetos.

Locução Adverbial
É um conjunto de palavras que pode exercer a função de advérbio.
Ex.: De modo algum irei lá.

Tipos de Advérbio
DEMODO: Bem, mal, assim, melhor, pior, depressa, devagar, às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade,  aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão e a maior parte dos que terminam em -mente: calmamente, tristemente, propositadamente, pacientemente, amorosamente, docemente, escandalosamente, bondosamente, generosamente
DE INTENSIDADE:  Muito, demais, pouco, tão, menos, em excesso, bastante, pouco, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo
DE TEMPO:  Hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia
DE LUGAR:  Aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo, algures, defronte, adentro, afora, aquém, embaixo, externamente, à distancia de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta
DE NEGAÇÃO: Não, nem, nunca, jamais, de modo algum, de forma nenhuma, tampouco, de jeito nenhum
DE DÚVIDA: Acaso, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez, casualmente, por certo, quem sabe
DE AFIRMAÇÃO: Sim, certamente, realmente, decerto, efetivamente, certo, decididamente, realmente, deveras, indubitavelmente, “com certeza”
DE EXCLUSÃO: Apenas, exclusivamente, salvo, senão, somente, simplesmente, só, unicamente
DE INCLUSÃO: Ainda, até, mesmo, inclusivamente, também
DE ORDEM: Depois, primeiramente, ultimamente
DE DESIGNAÇÃO: Eis
DE INTERROGAÇÃO: onde?(lugar), como?(modo), quando?(tempo), porque?(causa), quanto?(preço e intensidade), para que?(finalidade)

PREPOSIÇÃO

AAAA
A/Ante/Após/Até
CC
Com/contra
DD
De/desde
EE
Em/entre
PPP
Para/perante/por
SSS
Sem/sob/sobre
T
trás

Locuções prepositivas
Atrás de, dentro de, para com, abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, em cima de, embaixo de, em frente a, ao redor de, graças a, junto a, perto de, por causa de, por cima de, por trás de.

Preposições acidentais Palavras de outras classes gramaticais que assumem o papel de preposição.
Como, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto.

 
Ø  Dica Saber quais são as preposições é importante para a análise sintática.

CONTRAÇÕES COM PREPOSIÇÃO
Por + o
Pelo
Por + a
Pela
A + o
Ao
A + onde
Aonde
De + o
Do
De + a
Da
De + um
Dum
De + Uma
Duma
Em + um
Num
Em + uma
Numa
A + a (artigo)
à
De + ele
Dele
De+ elas
Delas
De + aquele
Daquele
De + aquilo
Daquilo
De + isso
Disso
De + essa
Dessa
De + este
Deste
De + outro
Doutro
A + aquele
àquele
A + aquilo
àquilo

Algumas relações semânticas estabelecidas por meio das preposições:
Destino → Irei para casa.
Modo → Chegou em casa aos gritos.
Lugar → Vai ficar em casa;
Assunto  → Escrevi um artigo sobre adolescência.
Tempo → A prova vai começar em dois minutos.
Causa → Ela faleceu de derrame cerebral.
Fim ou finalidade → Vou ao médico para começar o tratamento.
Instrumento → Escreveu a lápis.
Posse → Não posso doar as roupas da mamãe.
Autoria → Esse livro de Machado de Assis é muito bom.
Companhia → Estarei com ele amanhã.
Matéria → Farei um cartão de papel reciclado.
Meio → Nós vamos fazer um passeio de barco.
Origem → Nós somos do Nordeste, e você?
Conteúdo → Quebrei dois frascos de perfume.
Oposição → Esse movimento é contra o que eu penso.
Preço → Esse roupa sai por R$ 50 à vista.

CONJUNÇÃO

Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
CLASSIFICAÇÃO
- Conjunções Coordenativas
- Conjunções Subordinativas


CONJUNÇÕES COORDENATIVAS

ADITIVAS: expressam a ideia de adição, soma.
Principais conjunções aditivas: e, nem, não só…mas também, não só…como também.
Ex.: Ela foi ao cinema e ao teatro.
       Eu reuni a  família e preparei uma surpresa.

ADVERSATIVAS
Expressam ideias contrárias, de oposição, de compensação.

Principais conjunções adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto.
Ex.: Ela trabalha muito mas ganha pouco.

ALTERNATIVAS
Expressam ideia de alternância.

Principais conjunções alternativas: Ou…ou, ora…ora, quer…quer, já…já.
Ex.: Minha cachorra ora late ora dorme.

CONCLUSIVAS
Servem para dar conclusões às orações.

Principais conjunções conclusivas: logo, por isso, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.
Ex.: Estava preparado para a prova, portanto não fiquei nervoso.

EXPLICATIVAS
Explicam, dão um motivo ou razão:

Principais conjunções explicativas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.
Ex.: É melhor colocar o casaco porque está fazendo muito frio lá fora.

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CAUSAIS
Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque).

Ex.: Como não sabe dirigir, vendeu o carro.

COMPARATIVAS
Principais conjunções comparativas: que, do que, tão…como, mais…do que, menos…do que.

Ex.: Ela fala mais do que um papagaio.

CONCESSIVAS
Indicam uma concessão, admite uma contradição, um fato inesperado. Traz em si uma ideia de “apesar de”.

Principais conjunções concessivas: embora, ainda que, mesmo que, apesar de, se bem que.
Ex.: Embora estivesse cansada, fui ao shopping. (= apesar de estar cansada)

CONFORMATIVAS
Expressam uma ideia de acordo, concordância, conformidade.
Principais conjunções conformativas: como, segundo, conforme, consoante
Ex.: Cada um colhe conforme semeia.
        Segundo me disseram a casa é esta.


CONSECUTIVAS
Expressam uma ideia de consequência.

Principais conjunções consecutivas: que ( após “tal”, “tanto”, “tão”, “tamanho”).
Ex.: Falou tanto que ficou rouco.

FINAIS
Expressam ideia de finalidade, objetivo.

Principais conjunções finais: para que, a fim de que, porque (=para que),
Ex.: Todos trabalham para que possam sobreviver.

PROPORCIONAIS
Principais conjunções proporcionais: à medida que, quanto mais, ao passo que, à proporção que.

Ex.: À medida que as horas passavam, mais sono ele tinha.
       Quanto mais ela estudava, mais feliz seus pais ficavam.


TEMPORAIS
Principais conjunções temporais: quando, enquanto, logo que.

Ex.: Quando eu sair, vou passar na locadora.
        Chegamos em casa assim que começou a chover


O conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjunção
chama-se  locução conjuntiva
Exemplos: ainda que, se bem que, visto que, contanto que, à proporção que.


NUMERAL

Numeral é uma das palavras que se relaciona diretamente ao substantivo, dando a ideia de número.
CLASSIFICAÇÃO DOS NUMERAIS
Cardinal Um/dois/três/dez/sessenta/dois mil e treze
Ordinal Primeiro/segundo/terceiro/décimo/sexcentésimo/milésimo
Múltiplo Dobro/duplo/triplo/tríplice/quádruplo/quíntuplo/décuplo/
Fracionário meio/terço/quarto/décimo/três avos/três onze avos/ milésimo/ milionésimo
Coletivo centena/dúzia/década/dezena/milheiro

12:30h Meio dia e meia


INTERJEIÇÃO


Interjeição é a palavra que expressa emoções, apelos,sentimentos, sensações, estados de espírito.
CLASSIFICAÇÃO DAS INTERJEIÇÕES
·       Advertência: Cuidado!, Atenção!, alerta!, alto lá!, calma!, olha!, Fogo!
·       Admiração: Ah! que linda paisagem! , Oh! puxa!, nossa!, que coisa!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, gente!, céus!, uai!,
·       Afugentamento: Xô!, Fora!, Passa!, rua!, toca!, arreda!, sai!, roda!, toca!,
·       Agradecimento: graças a Deus!, obrigado!, obrigada!, agradecido!
·       Alegria: Ah!, Oba!, Viva!, olé!, eba!, uhu!, eh!, gol!, que bom!, iupi!
·       Alívio: Ufa!, Ah!, uf!, ainda bem!
·       Animação: Coragem!, Avante!, upa!, vamos!
·       Apelo: Alô!, hei!, olá!, psiu!, Socorro!
·       Aplauso: bis!, isso!, bravo!, viva!, apoiado!, valeu!, hurra!, muito bem!, parabéns!
·       Aversão: Droga!
·       Cansaço: ufa!.
·       Chamamento: olá!, alô!, ô!, oi!, psiu!, psit!, ó!;
·       Desejo: Oxalá!, Tomara!, Se Deus quiser!, pudera!, queira Deus!, quem me dera!;
·       Desculpa: perdão! desculpe!, desculpa!, mal!, foi mal!
·       Despedida: adeus!, até logo!, tchau!
·       Dor: Ai!, Ui! que dor!
·       Dúvida: hum?, hem?, hã?
·       Espanto, surpresa: Meu Deus!, Nossa!, Puxa!, oh!, ah!, ih!, opa!, céus!, chi!, gente!, hein?!, uai!;
·       Medo: Oh!, Cruzes!, Credo!, Ui! que horror!, uh!, Jesus!, ai!, ai de mim!
·       Silêncio: Psiu!, Silêncio!, calado!, quieto!, bico fechado!;
·       Estímulo: eia!, avante!, firme!, toca!, ânimo!, adiante!, coragem!, firme!, força!, vamos!

5 comentários:

  1. PARABÉNS POR ESTE PRESENTE QUE É A CULTURA DO ENSINO.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS POR ESTE PRESENTE QUE É A CULTURA DO ENSINO.

    ResponderExcluir
  3. muito bom tem tudo qque se precisa para estudar para concurso

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Procurando a classificação gramatical de uma palavra achei este excelente conteúdo sobre nossa língua portuguesa. Parabéns por expor de maneira sucinta e abrangente.

    ResponderExcluir