sábado, 23 de março de 2013

CONCORDÂNCIA NOMINAL


 PALAVRAS INVARIÁVEIS:
ADVÉRBIO
PREPOSIÇÃO
CONJUNÇÃO

PALAVRAS VARIÁVEIS:
ARTIGO – Em gênero e número
SUBSTANTIVO – Em gênero, número e grau
ADJETIVO – Em gênero, número e grau
PRONOME – Em gênero e número
VERBO – Em número
NUMERAL – Em gênero  e número.

Todos devem concordar com o núcleo do sujeito.

Ex.:
Voltei ao passado para recordar período muito importante em minha vida.
Vamos flexionar em número o que for possível.
Voltamos ao passado para recordarmos períodos que foram muito importantes em nossas vidas.
Voltamos – Verbo. Flexionado da 1ª pessoa do singular (eu voltei) para 1ª pessoa do plural (nós voltamos). Ambos no pretérito perfeito do indicativo.
Ao passado – “A” preposição invariável + “o passado”  (adjunto adverbial de tempo/ equivale a advérbio: invariável.
Para – Conjunção explicativa, invariável.
Recordar – Verbo – variável. Da 1ª pessoa do singular do infinitivo pessoal (recordar eu) para 1ª pessoa do plural em mesmo tempo e modo (recordarmos nós).
Período – Substantivo – variável (períodos)
Muito – Advérbio de intensidade – invariável (muito importante/muito importantes)
Importante – adjetivo – variável (importantes)
Em – Preposição, invariável
Minha – Pronome possessivo – variável. (Minha vida - 1ª pessoa do singular/Nossas vidas – 1ª pessoa do plural)
Vida – Substantivo, variável (vida/vidas)

Ao todo foram flexionadas 6 palavras: Voltei/voltamos, recordar/recordarmos, período/períodos, importante/importantes, minha/nossas e vida/vidas.

As palavras invariáveis foram em número de 5: ao, passado,para, muito, e em.

Um comentário: