domingo, 3 de março de 2013

CONJUGAÇÃO VERBAL

BASE PARA VERBOS REGULARES – 1ª CONJUGAÇÃO – TERMINADOS EM “AR”
INFINITIVO: Andar
GERÚNDIO: Andando
PARTICÍPIO: Andado

MODO INDICATIVO
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE- PEREFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
Eu ando
Tu andas
Ele anda
Nós andamos
Vós andais
Eles andam
Eu andei
Tu andaste
Ele andou
Nós andamos
Vós andastes
Eles andaram
Eu andava
Tu andavas
Ele andava
Nós andávamos
Vós andáveis
Eles andavam
Eu andara
Tu andaras
Ele andara
Nós andáramos
Vós andareis
Eles andaram
Eu andarei
Tu andarás
Ele andará
Nós andaremos
Vós andareis
Eles andarão
Eu andaria
Tu andarias
Ele andaria
Nós andaríamos
Vós andaríeis
Eles andariam


MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
Que eu ande
Que tu andes
Que ele ande
Que nós andemos
Que vós andeis
Que eles andem
Se eu andasse
Se tu andasses
Se ele andasse
Se nós andássemos
Se vós andásseis
Se eles andassem
Quando eu andar
Quando tu andares
Quando ele andar
Quando nós andarmos
Quando vós andardes
Quando eles andarem



MODO IMPERATIVO                                                                                             
AFIRMATIVO
NEGATIVO
Anda tu
Anda ele
Andemos nós
Andai vós
Andem eles
Não andes tu
Não ande ele
Não andemos nós
Não andeis vós
Não andem eles


BASE PARA VERBOS REGULARES – 2ª CONJUGAÇÃO – TERMINADOS EM “ER”
INFINITIVO: Correr
GERÚNDIO: Correndo
PARTICÍPIO: Corrido

MODO INDICATIVO
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE- PEREFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
Eu corro
Tu corres
Ele corre
Nós corremos
Vós correis
Eles correm
Eu corri
Tu correste
Ele correu
Nós corremos
Vós correstes
Eles correram
Eu corria
Tu corrias
Ele corria
Nós corríamos
Vós corríeis
Eles corriam
Eu correra
Tu correras
Ele correra
Nós corrêramos
Vós corrêreis
Eles correram
Eu correrei
Tu correrás
Ele correrá
Nós correremos
Vós correreis
Eles correrão
Eu correria
Tu correrias
Ele correria
Nós correríamos
Vós correríeis
Eles correriam


MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
Que eu corra
Que tu corras
Que ele corra
Que nós corramos
Que vós corrais
Que eles corram
Se eu corresse
Se tu corresses
Se ele corresse
Se nós corrêssemos
Se vós corrêsseis
Se eles corressem
Quando eu correr
Quando tu correres
Quando ele correr
Quando nós corrermos
Quando vós correrdes
Quando eles correrem



MODO IMPERATIVO                                                                                             
AFIRMATIVO
NEGATIVO
Corre tu
Corra ele
Corramos nós
Correi vós
Corram eles
Não corras tu
Não corra ele
Não corramos nós
Não corrais  vós
Não corram eles


BASE PARA VERBOS REGULARES – 3ª CONJUGAÇÃO – TERMINADOS EM “IR”
INFINITIVO: Partir
GERÚNDIO: Partindo
PARTICÍPIO: Partido

MODO INDICATIVO
PRESENTE
PRETÉRITO PERFEITO
PRETÉRITO IMPERFEITO
PRETÉRITO MAIS-QUE- PEREFEITO
FUTURO DO PRESENTE
FUTURO DO PRETÉRITO
Eu parto
Tu partes
Ele parte
Nós partimos
Vós partis
Eles partem
Eu parti
Tu partiste
Ele partiu
Nós partimos
Vós partistes
Eles partiram
Eu partia
Tu partias
Ele partia
Nós partíamos
Vós partíeis
Eles partiam
Eu partira
Tu partiras
Ele partira
Nós partíramos
Vós partíreis
Eles partiram
Eu partirei
Tu partirás
Ele partirá
Nós partiremos
Vós partireis
Eles partirão
Eu partiria
Tu partirias
Ele partiria
Nós partiríamos
Vós partiríeis
Eles partiriam


MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE
PRETÉRITO IMPERFEITO
FUTURO
Que eu parta
Que tu partas
Que ele parta
Que nós partamos
Que vós partais
Que eles partam
Se eu partisse
Se tu partisses
Se ele partisse
Se nós partíssemos
Se vós partísseis
Se eles partissem
Quando eu partir
Quando tu partires
Quando ele partir
Quando nós partirmos
Quando vós partirdes
Quando eles partirem



MODO IMPERATIVO                                                                                              
AFIRMATIVO
NEGATIVO
Parte tu
Parte ele
Partamos nós
Parti vós
Partam eles
Não partas tu
Não parta ele
Não partamos nós
Não partais  vós
Não partam eles


VERBOS


VERBOS REGULARES – São conjugados conforme a base comum.
Radical + terminação padrão.
Ex. andar (radical – and) e cantar (radical – cant)

Eu ando
Tu andas
Ele anda
Nós andamos
Vós andais
Eles andam

Eu canto
Tu cantas
Ele canta
Nós cantamos
Vós canais
Eles cantam


VERBOS IRREGULARES -  Não podem ser conjugados em todas as suas flexões pela base comum.

ESTAR
Estou/estive
DAR
Dou/dás/dão
CABER
Caibo/coube
CRER
Creio/creem
DIZER
Digo/disseram
FAZER
Faço/fizera
LER
Leio/leem
PERDER
Perco/
PODER
Posso/pudera
QUERER
Quis/
SABER
Sei/saiba/soubera
TRAZER
Trago/trouxeres
VALER
Valho/valha
VER
Vejo/vi
MEDIR
Meço/meças
OUVIR
Ouço/ouças
PEDIR
Peço/peças
IR
Vou/vás
VIR
Venho/
FERIR
Firo/
RIR
Rio/ris
Terminados em  “EAR”
Passear → passeio
Terminados em  “IAR”
Criar → crio



VERBOS ANÔMALOS – Tem mais de um radical

IR
Ides/fui/vou/
SER
Sou/és/fui


VERBOS DEFECTIVOS – Não têm conjugação completa. Não podem ser conjugados em determinados modo, tempo ou pessoa.

Ex.: CHOVER/NEVAR/TROVEJAR/RELAMPEJAR/VENTAR são impessoais.
Não podem ser conjugados na primeira pessoa (Eu trovejo/Nós chovemos).
FALIR/ABOLIR/COLORIR – Não são conjugados na primeira pessoa do indicativo por eufonia (som desagradável). Eu abolo/eu coloro

Nenhum comentário:

Postar um comentário