domingo, 3 de março de 2013

PRONOMES OBLÍQUOS

COLOCAÇÃO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS
me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes
PRÓCLISE – Antes do verbo Não me perguntes onde fica o Alegrete.
MESÓCLISE –No meio do verbo Perguntar-lhe-ia onde fica o Alegrete
ÈNCLISE – Depois do verbo. Podes perguntar-me onde fica o Alegrete

PRÓCLISE - Ocorre PRÓCLISE quando há uma palavra que atraia o pronome.
Ø  Palavras e expressões negativas
NÃO
A cavalo dado não se olham os dentes.
JAMAIS
Jamais te contaria meus segredos.
NUNCA
Nunca mais os visitaremos, depois desta desfeita.


Ø  Advérbios e locuções adverbiais

Sempre me lembrarei desta música
Advérbio de tempo
Os súditos solenemente se curvaram ao Rei.
Advérbio de modo
Muito se aprende estudando pela manhã.
Advérbio de intensidade
De muito longe se ouvia o rufar dos tambores
Locução adverbial de lugar
Aqui se faz, aqui se paga
Advérbio de lugar


Ø  Expressões exclamativas
Quem me dera estar perto nesta hora!
Que Deus o acompanhe!
Vá para o Diabo que te carregue!


Ø  Orações interrogativas

Onde te escondeste na hora difícil?
Quem se retirou antecipadamente da sessão?
Por que me miras se não me sacas para bailar?


Ø  Pronomes indefinidos ou demonstrativos neutros

NADA
Vindo de baixo, nada me atinge.
TUDO
Tudo me parece tão vago.
ISTO
Isto lhes causa muita dor de cabeça.
AQUILO
Aquilo o deixou com medo.


Ø  Pronomes relativos

QUE
É na necessidade que se conhece o amigo.


Ø  Entre a preposição EM e o verbo no gerúndio
Em se tratando de religião, aceito tudo.


MESÓCLISE ocorre somente com os verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito
Dar-te-ei o céu, meu bem, e o meu amor também.
Falar-te-ia se soubesse que guardarias segredo.


ÊNCLISE nos demais casos.
Lembrai-vos, ó Pai,  da vossa Igreja.
Roupa suja lava-se em casa.
Finge-se de morto para ganhar sapato novo.


Observação: Em formas verbais terminadas em R, S, ou Z, usamos “lo, la, los, las” em substituição a “o, a, os e as”
Tomates, costumamos comê-los todos os dias. (Comer eles)
Buscamo-la se for necessário. (Buscamos ela)
O bolo, mamãs fê-lo com carinho. (fez ele)


Dicas:
1.       Jamais comece uma frase com pronome oblíquo.
2.      Próclise com motivo, Ênclise sem motivo.
3.      Verbos que exigem  preposição use “lhe”, sem preposição use “lo”
  Oferecer a ela Oferecer-lhe
  Representar ela Representá-la
 
Exercícios:
Marque a alternativa em que a pronome oblíquo está corretamente colocado.

a- (   ) Depois que eles se retirarem, venha até minha casa.

b- (   ) Me dá aqui um dos seus belos palpites.

c- (   ) Quando age-se com honestidade, tudo dá certo.

d- (   ) Alguém importante trouxe-lhe aquele livro.

e- (   ) Encontrarei-te no colégio amanhã.

Reescreva as frases com a devida colocação do pronome oblíquo.
O estoque já tinha esgotado. (se)

Nada sabe a respeito da notícia. (se)

Prestarei contas. (lhe)

Não diga asneiras. (lhes)

Garantirei o seu futuro. (lhe)

Basta viver trinta anos. (me)

Contentou-se em ver. (os)

Diga que compareçam. (lhes)

Ninguém convidou. (nos)

Há pessoas que prezam. (se)

Jamais contaria a história toda. (me)

Sentiria embaraçado. (se)

2 comentários:

  1. O nome dela é ênclise, eu procurei por ela no Tinder, mas só encontrei no Bechara.

    ResponderExcluir